top of page
  • Foto do escritorOs Puritanos

Fazei isto em memória de mim

A Ceia do Senhor é a mais doce de todas as ordenanças:


1. Por causa da ocasião em que foi instituída. "O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão." Foi a noite mais escura que já existiu neste mundo, e ainda assim a mais brilhante – a noite em que Seu amor pelos pecadores foi submetido à mais severa prova. Que maravilha que Ele se lembre de nosso consolo em tal hora!


2. Porque é uma ordenança para o crente. É dever de todos os homens orar. Deus ouve os corvos quando eles choram, por isso com certa frequência ouve até as orações dos homens não convertidos (Salmo 107; Atos 8:22). É dever de todos os homens ouvir o evangelho pregado. "A vós, ó homens, clamo, a minha voz se dirige aos filhos dos homens" (Pv 8:4). Mas a Ceia do Senhor é o pão dos filhos; destina-se apenas àqueles que conhecem e amam ao Senhor Jesus.


3. Porque Cristo é o começo, o meio e o fim disso. "Fazei isso em memória de mim" (I Co. 11:24); “Anunciais a morte do Senhor até que Ele venha” (I Co. 11:26). Existem muitos sermões em que Cristo não está presente do começo ao fim; existem muitos livros onde você não pode encontrar a fragrância de Seu nome: mas não pode haver um sacramento onde Cristo não esteja presente do começo ao fim. Cristo é o Alfa e o Ômega da Ceia do Senhor; Cristo é tudo e Ele crucificado. Essas coisas dão uma doçura peculiar ao pão partido e ao vinho derramado.


Temo que a Ceia do Senhor seja profanada de maneira terrível entre vocês. Muitos participam vivendo em pecados inegáveis ou negligenciando deveres concretos. Muitos participam e sabem que nunca foram convertidos; muitos que em seus corações ridicularizam as próprias ideias sobre conversão. A comunhão indigna é um pecado terrível; por causa disso, Deus é grandemente provocado a retirar Seu Espírito de você, a visitá-lo com o olhar severo da providência e selá-lo até o dia da perdição. Eu me tornei seu inimigo porque digo a verdade? Trate honestamente com sua alma e ore sobre o que estou escrevendo agora; e Aquele que abriu o coração de Lídia, abra seu coração enquanto eu explico.


I. Ele toma o pão e o vinho ― Quando o ministro oferece o pão e o vinho aos que estão à mesa, isso representa Cristo sendo oferecido gratuitamente aos pecadores, e até mesmo ao dirigente. Receber o pão e o vinho significa: alegremente, recebo o ferido e ensanguentado Salvador como meu Fiador. O ato de tomar o pão e o vinho é um ato de se apropriar; este ato está dizendo diante de Deus, e anjos, e homens, e demônios: "Eu corro para o Senhor Jesus Cristo como meu refúgio." Ao entrar na arca, Noé realizou um ato de apropriação. Que outros voem para o topo de suas casas, para seus castelos e torres, para as rochas escarpadas, para o topo das montanhas mais altas, mas quanto a mim, eu creio na palavra de Deus, e corro para a arca como meu único refúgio (Hb. 11:7). Quando o homicida fugia para a cidade de refúgio, isso era um ato de apropriação. Ao entrar quase sem fôlego nos portões de Hebron, seus amigos podiam gritar para ele: Fuja para o deserto! ou, fuja para além do Jordão! Mas, diria ele, eu creio na Palavra de Deus, que apenas estarei seguro dentro destes muros; esta é minha única cidade de refúgio, só aqui devo me esconder! (Josué 20). Quando o israelita trazia uma oferta do rebanho, quando o sacerdote a atava com cordas às pontas do altar, o ofertante impunha as mãos sobre a cabeça do cordeiro: este era um ato de apropriação, tanto quanto de dizer, eu considero este cordeiro como morrendo por mim. O mundo pode dizer: Como isso pode salvá-lo? Vá, conserte sua vida, dê esmolas aos pobres. Mas ele diria: Eu creio na palavra de Deus; eu não desejo sorver meus próprios pecados, eu os coloco sobre o Cordeiro de Deus (Lv 1: 4). Quando a mulher, trêmula, veio por trás de Jesus e tocou a orla de suas vestes, este também foi um ato de apropriação. Seus amigos podiam dizer-lhe: Vá e busque outros médicos, ou espere até que esteja melhor. Não, ela disse: “Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada” (Marcos 5:28). No Salmo 42, os inimigos de Davi lhe diziam continuamente: "Onde está o teu Deus?" Isso fez suas lágrimas serem seu alimento noite e dia. Foi como uma espada penetrando até seus ossos. Mas no Salmo 43 ele reúne coragem e diz: "Irei até o altar de Deus", onde o cordeiro foi morto; e então ele diz: "A Deus, que é a minha grande alegria." Você diz que não há Deus: Mas veja, eis que eu tomo este cordeiro como tendo morrido por mim e, portanto, Deus é o meu Deus. No Cântico de Salomão, quando a noiva encontrou AQUELE a quem sua alma amava, ela diz: "Agarrei-me a ele e não o deixei ir embora." Esta foi a verdadeira fé da apropriação. O mundo pode dizer a ela: "Venha por aqui e mostraremos outros amantes, mais bonitos do que os seus amantes." Não, disse ela: "Agarrei-me a ele e não o deixei ir embora”. Este é meu amado e este é meu amigo (Cantares 3: 4).


É exatamente assim, amados, o significado de receber o pão que é partido e o vinho que é servido à mesa do Senhor. É o ato de apropriação mais solene de toda a sua vida. É declarar por sinais: "Eu entro na arca; eu fujo para a cidade de refúgio; coloco minha mão sobre a cabeça do Cordeiro; eu toco a orla de Sua vestimenta; eu considero Jesus como meu Senhor e meu Deus; eu o seguro, e pela graça eu nunca o deixarei ir." É uma ligação deliberada com Cristo, por meio de símbolos, na presença de testemunhas. Quando uma noiva aceita dar sua mão em casamento diante de muitas testemunhas, é uma declaração solene para todo o mundo que ela aceita o noivo como seu único esposo. Então, na Ceia do Senhor, quando você recebe o pão e o vinho, você declara solenemente que, abandonando todos os outros, de coração você recebe o Senhor Jesus como seu único Senhor e Salvador.


Se essas coisas são verdadeiras, muitos não deveriam ficar nesta mesa santa. Muitos de vocês sabem que uma obra da graça nunca foi iniciada em seus corações; você nunca foi despertado para tremer por sua alma; você nunca foi despertado para orar dizendo, "Deus, tem misericórdia de mim, pecador"; você nunca foi levado a "alegrar-se, crendo em Deus". Oh, amado, deixe-me dizer com toda a ternura, esta mesa não é para você. Muitos de vocês sabem que não estão no estado em que deveriam estar se morressem. Você diz: "Espero voltar antes de morrer." Isso mostra que seus pecados ainda não estão cobertos – que você não nasceu de novo – e que ainda não correu para a esperança que lhe está proposta. Esta mesa não é para você. Alguns de vocês sabem bem que tiveram certa convicção de pecado, mas ela morreu. As paredes da casa de Deus viram você tremer à beira da eternidade, mas você nunca chegou a ser levado à "paz que vem pela fé" – à "paz com Deus". Você afogou suas inquietações no turbilhão dos negócios ou dos prazeres. Você recuou. Sua integridade é como a "nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa" (Oséias 13:3). Esta mesa não é para você. Falo para o seu senso de honra e honestidade ordinários. Nas coisas mundanas, você mentiria por palavras ou por sinais? E seria uma questão superficial contar uma mentira relativa às coisas eternas? Você declararia deliberadamente, enquanto come do pão e bebe do vinho, o que você sabe ser uma mentira? Oh, ore pensando no relato de Ananias e Safira, e trema diante disso (Atos 5: 1-11). Que não seja dito no céu de muitos: "Não mentiste aos homens, mas a Deus?"


Uma palavra para as almas trêmulas e crentes. Este banquete está difundido para você. “Comam, ó amigos; bebam, sim, bebam abundantemente, ó amados”. Se você tem fé como um grão de mostarda, venha. Se você é "fraco na fé", os ministros são ordenados a recebê-lo. Se na manhã do sábado da comunhão, mesmo pela primeira vez em sua vida, Cristo apareceu pleno e livre para você, para que você não pudesse deixar de crer nEle, não hesite em vir. Venha até a mesa, apoiando-se no Amado, e aí você terá o lugar de João. Você se apoiará pacificamente em Seu peito.


II. Ele come o pão e bebe o vinho — "Tomai e comei" — "Bebei dele todos". Comer e beber nesta ordenança implica alimentar-se de Cristo. Diz-se do pão que “fortalece o coração do homem”, e do vinho, que “alegra o coração do homem”. O pão é o sustento da vida, e o vinho é mui revigorante para aqueles que, como Timóteo, sofrem de enfermidades frequentes. Eles são as maiores bênçãos nutritivas que o homem possui. Alimentar-me deles na Ceia do Senhor é o mesmo que dizer: Eu me alimento de Jesus, como a minha força; “no Senhor tenho justiça e força”. Tomar o pão na mão é dizer: "Ele é feitura de Deus para minha justificação". Alimentar-se disso é dizer: "Ele é feitura de Deus para minha santificação".


Quando Israel se alimentou do maná por quarenta anos e bebeu água da rocha, todos foram fortalecidos na jornada através do deserto inóspito. Esta era uma figura de crentes viajando por este mundo. Eles se alimentam diariamente da força de Cristo; Ele é seu maná diário; Ele é a rocha que os acompanha. Quando a noiva se sentou à sombra da macieira, ela disse: "Seu fruto é doce ao meu paladar" (Ct 2:3); e de novo: "Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, pois desfaleço de amor" (Ct 2:5). Crente, esta é uma figura sua. Eis como você é protegido, nutrido, e renovado pelo Salvador. Ele conforta seu coração e o confirma em todas as boas palavras e obras. No Salmo 36, quando Davi fala de homens que vivem em confiança sob as asas do Senhor Jesus, ele acrescenta: "Eles se fartarão das gorduras da tua casa, e tu os farás beber da corrente das tuas delícias” (Sl 36:8). Filhinhos, vocês sabem por experiência o que isso significa. Quando foi levado a crer no Filho de Deus, você foi adotado em Sua família, alimentado com o pão dos filhos e seu coração foi enchido dos santos prazeres de Deus. A mesma coisa é representada ao se alimentar de pão e vinho da Ceia. É uma declaração solene aos olhos de todo o mundo, de que você foi colocado nas fendas da rocha ferida, e que está se alimentando do mel entesourado ali. É declarar que você se sentou sob a sombra de Cristo, e que é consolado e nutrido pelo fruto daquela árvore da vida. Está dizendo: "Passei a confiar sob a sombra de Suas asas e agora bebo do rio de Suas delícias." É uma doce declaração de sua própria impotência e fraqueza, e que Cristo é toda a sua força – toda a sua vida.


Sendo isso verdade, não seria correto muitos ficarem longe da mesa do Senhor? Muitos de vocês que sabem que nunca foram realmente enxertados na videira verdadeira – que nunca receberam e se nutriram de Cristo – que nunca receberam o Espírito Santo. Muitos de vocês sabem que são ramos mortos – que apenas aparentam estar unidos à videira – que são aqueles ramos que não dão fruto e que Ele os arranca. Por que você deve se alimentar desse pão e vinho? Alguns de vocês podem saber que estão mortos em pecados, não convertidos, não nascidos de novo – que nunca experimentaram qualquer mudança de coração como é dito em Ezequiel 36:26. Este pão e este vinho não são para vocês. Alguns de vocês sabem que estão vivendo sob o poder de pecados que podem até nomear: alguns de vocês talvez estejam na profanação secreta do santo shabbath, "seguindo seus próprios caminhos, encontrando seus próprios prazeres, falando suas próprias palavras". Alguns, talvez estejam em segredo de juramento, ou mentira, ou desonestidade, ou alcoolismo, ou impureza! Ah! por que você deve se alimentar deste pão e vinho? Não vai te fazer bem. Será que pode duvidar por um momento que está comendo e bebendo indignamente? Você se atreve a fazer isso? Ore sobre estas terríveis palavras e trema: "Aquele que come e bebe indignamente, come e bebe condenação para si mesmo."


Todos os que estão realmente "olhando para Jesus" são convidados a vir à mesa do Senhor. Alguns se sentem como alguém doente se recuperando de uma febre, que está sem forças, e que nem consegue levantar a mão ou a cabeça. Mesmo assim, você olha para Jesus como sua força: Ele morreu pelos pecadores e vive por eles. Você olha para Ele dia após dia. Você diz: Ele é meu pão, Ele é meu vinho; não tenho força em mim, mas aquela força que vem Dele. Venha e alimente-se à mesa do Senhor, e seja bem-vindo. Alguns se sentem como um viajante quando chega quase desmaiado de cansado a uma pousada, não tendo forças para ir mais longe, nem pode dar mais um passo; mas você se apoia em Jesus como sua força; você crê nestas palavras: “Porque eu vivo, vós também vivereis”. Venha e se alimente deste pão e vinho, com o bordão na mão e as sandálias nos pés, e "seguirá seu caminho regozijando-se". Galhos frágeis precisam de muita seiva. Quanto mais você sente sua fraqueza, a incrível depravação de seu coração, o poder de Satanás e o ódio do mundo, mais precisa de se apoiar em Jesus para se alimentar deste pão e vinho – você é ainda mais bem-vindo.


III. Ele divide o pão e o vinho com os outros — A mesa do Senhor não é uma refeição solitária e egoísta. Comer pão e vinho sozinho não é a Ceia do Senhor. Ela é a refeição familiar daquela família mencionada em Ef. 3:15. Você não come e bebe sozinho; você divide o pão e o vinho com todos na mesma mesa. Jesus disse: “Bebam dele todos”.


Isso expressa amor aos irmãos – um doce sentimento de unidade com "todos aqueles que amam o Senhor Jesus com sinceridade" – um desejo que enche o coração de que todos tenham a mesma paz, a mesma alegria, o mesmo espírito, a mesma santidade, o mesmo céu com você. Lembre-se do castiçal de ouro no templo, com suas sete lâmpadas. Era alimentado com uma tigela de ouro em cima, que estava sempre cheia de azeite. O azeite escorria pela haste do castiçal e era distribuído em cada lâmpada por sete tubos ou ramos de ouro. Todas as lâmpadas compartilhavam o mesmo azeite. Ele passava de ramo em ramo. Nenhuma das lâmpadas manteve o azeite para si; foi compartilhado entre todos eles. Assim é na videira. A seiva sobe da raiz e preenche todos os ramos. Quando um ramo está satisfeito, ele permite que o vigor passe para o próximo; não, ele carrega o rico fluido para os ramos e gavinhas menores, para que todos possam ter sua parte – para que todos possam dar seus frutos preciosos. O mesmo ocorre com o corpo. O sangue vem do coração em torrentes cheias e nutritivas – flui para todos os membros – um membro o conduz a outro, para que todos sejam mantidos vivos e todos cresçam.


Assim é na Ceia do Senhor. O pão e o vinho são passados ​​de mão em mão, para mostrar que somos membros um do outro. “Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão” (I Co.10:17). É uma declaração solene de que você é um com todos os verdadeiros cristãos, um em paz, um em sentimento, um em santidade; e que se um membro sofrer, você sofrerá com isso, ou se um membro for honrado, você se alegrará com isso. Assim, você declara que é ramo da videira verdadeira e está vitalmente unido a todos os ramos – que deseja que o mesmo Espírito Santo penetre em cada coração. Você declara que são lâmpadas do mesmo castiçal de ouro, e que deseja que o mesmo azeite dourado mantenha você e eles acesos e brilhando como luzes em um mundo escuro. Aprenda, mais uma vez, que a maioria deve ficar longe desta mesa. Alguns de vocês sabem que não têm uma centelha de amor pelos cristãos. Você os persegue ou os despreza. Sua língua é como uma navalha afiada contra eles; você ridiculariza de suas convicções da graça, conversão e a obra do Espírito. Você odeia a conversa deles; você chama isso de fingimento e hipocrisia. Quando eles estão falando sobre coisas divinas com todo o coração, e você entra, eles são obrigados a parar porque sabem que você não gosta disso. Por que você deveria vir a esta mesa santa? O que é hipocrisia, senão isso? Você fecha a cara e cria uma atmosfera pesada; você evidencia pressão e ansiedade à mesa; você se senta e parece excessivamente formal; você toma o pão em suas mãos, fingindo declarar que foi convertido e levado a aceitar o Cristo crucificado. Então come do pão que é partido e bebe do cálice com evidentes marcas de emoção, fingindo que é um daqueles que vivem por Jesus e que são cheios do Espírito. Você então passa o pão e o vinho a outros, fingindo que ama os cristãos – que deseja que todos sejam participantes com você da graça do Senhor Jesus; e, no entanto, todo o tempo você os odeia e detesta, seus pensamentos, seus caminhos, sua companhia. Você não se tornaria, em todo mundo, um homem de oração. Amadas almas, o que é hipocrisia, senão isso? Declaro solenemente que preferia vê-lo "exalando ameaças e massacres contra os discípulos do Senhor" do que vir a ser um lobo em pele de cordeiro. Você não teme que, enquanto está sentado à mesa, possa ouvir a voz do Senhor Jesus dizendo: "Judas, com um beijo trais o Filho do homem?"


Querido crente, você "sabe que passou da morte para a vida, porque ama os irmãos". Esta vida pura e santa é um dos primeiros sentimentos no coração convertido. É divino e imperecível. Você é companheiro de todos os que temem a Deus. Seria um inferno você passar a eternidade com homens ímpios. Venha e mostre este amor na festa do amor. A mesa do cenáculo em Jerusalém era apenas um tipo e penhor da mesa do cenáculo da glória. Em breve trocaremos a mesa de baixo pela mesa de cima, onde daremos plena expressão ao nosso amor por toda a eternidade. Lá nenhum traidor pode vir – “nenhuma coisa impura pode entrar”. Jesus estará à cabeceira da mesa, e Deus enxugará de nossos olhos todas as lágrimas.

 

Robert Murray M'Cheyne (1813-1843) é considerado como um dos homens mais semelhantes a Cristo que já viveu na Escócia. Ele nasceu em Edinburgo e foi educado na Universidade de Edinburgo, onde ganhou honras em idiomas e prêmios em poesia, música e desenho. Ele estudou para o ministério da Igreja da Escócia sob os cuidados do famoso teólogo Thomas Chalmers. Em 1836 foi chamado para a Igreja de São Pedro, em Dundee, com quatrocentos membros. Seu ministério foi marcado por profunda santidade pessoal, oração, compaixão pela salvação dos perdidos, poderosa pregação evangélica e aconselhamento incansável. Ele morreu aos 29 anos de idade.

1.498 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page