top of page
  • Foto do escritorOs Puritanos

Vivendo o "Dia do Senhor 1": Uma história cubana



Cuba

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." — Jeremias 29:11

Nós fazemos planos, muitos planos e, no entanto, Deus tem outros planos para nós. Por 14 anos, Luiz ficou em sua cama. Ele quebrou a coluna vertebral em um acidente de moto e agora passava os dias deitado em sua cama em um pequeno quarto, construído em blocos de concreto, nos fundos da propriedade de seus pais.

Há alguns anos, meu marido Andy e eu fizemos uma viagem a Cuba e percebemos a grande necessidade de Bíblias e livros de estudo para os pastores de lá. Então começamos a fazer visitas regulares fornecendo essas coisas juntamente com outros itens muito necessários. Fomos informados sobre Luiz – ficamos sabendo que ele tinha uma Bíblia para ler, mas nos disseram que ele precisava de óculos. Conseguimos óculos para ele, mas não conseguimos encontrar Luiz. Fomos informados que a casa dele ficava a menos de um quilômetro do hotel que ficaríamos hospedados.

Perguntamos a todos se conheciam Luiz, o homem com coluna quebrada. Isso nos levou a três viagens a Cuba antes de conhecermos alguém que se lembrou dele e nos levou para sua “prisão esquecida”. Ele ficou muito feliz com seus óculos e pediu sua Bíblia para ler em voz alta para nós. Seu colchão era sujo e não tinha lençol. Ele vestia uns trapos. Havia apenas ele, sua Bíblia, sua cama e uma cadeira no quarto. Mas a alegria brilhava em seus olhos. Andy e eu choramos por ele e por sua felicidade.

Dois anos depois, alguém nos deu uma cópia do Catecismo de Heidelberg em espanhol e decidimos dá-lo a Luiz. Também levamos mais quatro livros que encontramos em uma loja de artigos usados. Quão feliz ele ficou com esses livros. Então ele abriu o Catecismo no Dia do Senhor 1 e começou a ler.

1. Qual é o seu único fundamento, na vida e na morte?

O meu único fundamento é meu fiel Salvador Jesus Cristo. A Ele pertenço, em corpo e alma, na vida e na morte, e não pertenço a mim mesmo. Com seu precioso sangue Ele pagou por todos os meus pecados e me libertou de todo o domínio do diabo. Agora Ele me protege de tal maneira que, sem a vontade do meu Pai do céu, não perderei nem um fio de cabelo. Além disto, tudo coopera para o meu bem. Por isso, pelo Espírito Santo, Ele também me garante a vida eterna e me torna disposto a viver para Ele, daqui em diante, de todo o coração. Portanto, pelo seu Espírito Santo ele também me assegura da vida eterna e me deixa sinceramente disposto e pronto a partir de agora a viver para ele.

Luiz começou a chorar. Lágrimas escorriam pelo seu rosto e ao mesmo tempo louvava a Deus. "Isso é o que eu creio!", disse ele.

Nós também choramos. Muitas vezes pensamos e dizemos que todos aqueles escritos e confissões antigos estão tão desatualizados e não são mais aplicáveis ​​à nossa vida. E agora víamos isso! Oramos juntos cientes do poder de Deus.

Dois anos depois, ficamos de novo à sua cabeceira. Mais uma vez levamos mais livros, lençóis para sua cama, além de roupas para ele. Ele mal pode conter sua alegria quando nos viu, não por causa de nós, mas por causa do que ele tinha para nos dizer: “Tenho estudado este livro e tudo o que me é explicado neste Catecismo de Heidelberger. Também o expliquei para o único amigo que me visitou todos esses anos”. Então, ele nos contou que este seu amigo já havia completado o estudo e agora estava frequentando a igreja, pois havia se tornado um crente.

Ele nos disse que agora entendia os planos que Deus tinha para ele. Ele teve o privilégio de ajudar a trazer um amigo para a fé. Não era para prejudicá-lo, mas para fortalecê-lo e aos outros em sua fé.

Um ano depois, pouco tempo depois de visitá-lo e perceber que seu tempo na terra estava chegando ao fim, ele sucumbiu às úlceras de decúbito. Felizmente tivemos a chance de dizer adeus a esse fiel filho de Deus. Por enquanto, ele se alegra diante do sagrado trono de Deus.

________________

Gerda Vandenhaak – Extraído e traduzido de: https://reformedperspective.ca/living-out-lords-day-1-a-cuban-story/, com autorização.

373 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page