top of page
  • Foto do escritorOs Puritanos

A fé que é verdadeira

Existem muitos conceitos errados de fé em outros países, hoje. Alguns pensam nela como uma mercadoria. Eles dizem: “Eu gostaria de ter a sua fé.” Outros pensam nisso simplesmente como um meio de salvação, para nos livrar do inferno. Grande parte da pregação evangelística nos últimos anos tem sido dirigida dessa forma. “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31) é entendido como se uma decisão fosse tomada e não houvesse mais implicações para uma vida contínua de obediência. Muitos têm a impressão de que o exercício da fé os liberta da lei. “Uma vez salvo, sempre salvo.” Tal fé é superficial.


É esta a fé tão exaltada em Hebreus 11 em particular? Nesse elogio à fé, Abraão ocupa o lugar principal. Ele é retratado de forma mais completa do que qualquer outra pessoa na galeria. Ele é o pai dos fiéis. A referência é feita a ele cerca de noventa vezes no Novo Testamento. Ele é o padrão que devemos seguir. Há três coisas em particular em sua vida que demonstram a natureza da verdadeira fé.


I) A verdadeira fé muda toda a nossa perspectiva


Nos tratos de Deus com Abraão temos o início da atividade redentora que levará ao desdobramento do Pacto da Graça. Vemos três coisas:


1. A iniciativa divina

Abraão é um exemplo brilhante da iniciativa divina. Na época de seu chamado, ele vivia em Ur dos caldeus, “adorando outros deuses” (Josué 24:2), e nas trevas pagãs. Ele não pensava no verdadeiro Deus. De repente, como nos é dito em Atos 7:2 pelo mártir Estêvão: “O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, quando ele estava na Mesopotâmia”. Ele é descrito como o “Deus da glória” porque Sua glória é Sua automanifestação. Que tipo de reação isso deve ter produzido na mente de Abraão! Foi como a revelação que Isaías teve no templo. Foi uma revelação e um chamado soberano, e ele recebeu graça para responder a isso. Assim é para todo aquele que é “nascido do Espírito” (João 3:8).


2. Obediência absoluta

“Pela fé Abraão, quando chamado... obedeceu” (Hebreus 11:8). Foi um chamado eficaz. Ele não havia cumprido o propósito de sua criação, que é glorificar a Deus. Ele havia destronado o Deus vivo e estabelecido ídolos de sua própria imaginação. O chamado de Deus era para trazer Abraão de volta à lealdade a Ele mesmo e deveria haver uma resposta imediata e incondicional. Ele teve que sair do meio dos adoradores pagãos e fazer de Deus seu próprio Deus e sua herança. A Palavra de Deus tornou-se tudo para ele. Ele não fez nada que não fosse por ordem de Deus. Como Thomas Manton observa: “A fé é a vida de nossas vidas, a alma que anima todo o corpo de obediência”.


3. Separação para Deus

Toda a perspectiva de Abraão mudou. Ele estava vivendo para as coisas desta vida e as riquezas e honras dela. Ele começou a viver a vida em termos de seu destino final. Ele foi liberto do desejo de fazer deste mundo seu lar. Deus lhe prometeu uma herança. Esta herança era um “país melhor” (Hebreus 11:16), e “uma cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus” (v.10). É a pátria ou a pátria onde Deus habita. Ele o preparou para o Seu povo e Ele é a herança final deles. Todo o plano é lindamente retratado em Bunyan's Pilgrim's Progress, onde vemos Christian fugindo da Cidade da Destruição e viajando para a Cidade Celestial.


II) A verdadeira fé está nas promessas de Deus


A segunda característica da verdadeira fé é confiar nas promessas de Deus. O escritor ainda está falando sobre a fé de Abraão, mas ele traz Sara. Ambos tinham que estar comprometidos com a promessa porque ela pertencia a sua descendência. “Pela fé também a própria Sara recebeu força para conceber uma semente” (Hebreus 11:11). Parecia uma situação impossível. Abraão tinha 100 anos e Sara tinha 90. Ela já havia passado da idade de ter filhos. Ao ouvir pela primeira vez a notícia de um herdeiro, sua fé vacilou: “Sara riu consigo mesma” (Gênesis 18:12). A incredulidade teve um efeito temporário. “E o Senhor disse a Abraão: Por que Sara riu, dizendo: Certamente terei um filho, que sou velho? Há algo muito difícil para o Senhor?” (Gênesis 18:13-14) O que trouxe a mudança? Ela parou de olhar para o problema e começou a olhar para o Senhor, “porque julgou fiel ao que havia prometido” (v.11). Ela levou o problema ao Prometedor. Ele se tornou o objeto de sua fé. “A verdadeira fé”, diz Sinclair Ferguson, “tira seu caráter e qualidade de seu objeto e não de si mesma”. Há algo muito difícil para o Senhor? Ele criou o mundo do nada (Hebreus 11:3). Ele prometeu e Ele fará isso acontecer. Isaque foi concebido da maneira normal.


III) A verdadeira fé é testada


A terceira característica da verdadeira fé é que ela é testada. “Pela fé Abraão, quando foi provado, ofereceu Isaque” (Hebreus 11:17). Há uma tradição judaica de que Abraão foi testado em dez ocasiões diferentes. Se assim for, certamente este deve ter sido o mais doloroso. O mandamento proibia tirar a vida. Isaque foi o melhor presente que Deus lhe deu. Em Isaque ele tinha tudo o que desejava e, no entanto, seria levado embora. Era por meio dele que a promessa seria cumprida. A providência está indo contra a promessa? Mas Abraão acreditou que o Deus que havia prometido era capaz de ressuscitá-lo até mesmo dentre os mortos. Com efeito, ele o ofereceu em vontade, coração e afeição. Deus aceitou a vontade para a ação, “porque agora eu sei que tu temes a Deus, visto que não me negaste o teu filho, o teu único filho” (Gênesis 22:12). "Daí também o recebeu em figura" (Hebreus 11:19).


Como cristãos, não devemos ter medo de provações e problemas. Na verdade, uma vida tranquila é um grande motivo de preocupação. Tiago começa sua epístola com as palavras: “Meus irmãos, tendes motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (Tiago 1:2). É a grande experiência comum do Redentor e dos redimidos. Há um propósito nisso. “Sabendo isto, que a prova da vossa fé produz paciência. Mas que a paciência tenha sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” (vv.3-4) Provações e tribulações afastam a palha e produzem perseverança em uma vida de obediência total. Pedro, em sua Primeira Epístola, fala de regozijar-se em nossa grande salvação, e então traz uma advertência: “embora agora, por um tempo, se necessário, estejais angustiados por causa de várias tentações. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece, ainda que provado com fogo, seja encontrada para louvor, honra e glória na manifestação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:6-7). O elemento genuíno na fé é provado por um processo semelhante ao do refino de metal e é considerado algo mais precioso do que os metais mais preciosos. O resultado é o que encontra a aprovação de Deus e redunda em Sua glória.


Muitas passagens das Escrituras nos alertam sobre os perigos de uma fé temporária e uma fé que falha. A fé dos cristãos hebreus estava vacilando: “Não abandoneis a vossa confiança” (Hebreus 10:35). O escritor continua dizendo: “não somos daqueles que recuam” (v.39), e então imediatamente nos apresenta a galeria da fé, de quem é dito: “todos estes morreram na fé” (11: 13). A fé dominou suas vidas enquanto as provações abundavam. Como diz João Calvino, eles alcançarem tais triunfos com recursos limitados e deveriam nos envergonhar. Lutero coloca isso à sua própria maneira: “Quando Abraão ressuscitar no último dia, então ele nos repreenderá por nossa incredulidade e dirá: Eu não tinha a centésima parte das promessas que vocês têm, e ainda assim eu cri. ” (Tabletalk, 2009, p.233)


A “nuvem de testemunhas” está lá para nos incitar a perseverar até o fim (Hebreus 12:1-4). Esta fé, como Lutero sustentou, é uma graça operante, é uma graça vencedora e, finalmente, é uma graça vitoriosa. Deus conceda que seja nossa!"


_______________

Tradução livre do artigo publicado no site da Free Church of Scotland Continuing, disponível aqui.


355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page