top of page
  • Foto do escritorOs Puritanos

Revertendo a tendência do culto moderno

O conflito sobre adoração hoje se manifesta no que foi chamado de ‘guerras de adoração’. Em muitos prédios de igrejas, você testemunha uma plataforma com uma infinidade de instrumentos musicais. Se você verificar a ordem do culto, verá que mais tempo é dedicado à chamada ‘adoração’ do que à leitura e pregação da Palavra de Deus. Você pode ouvir as pessoas dizerem: “Tivemos um momento de adoração e depois recebemos uma mensagem do orador visitante”. Isso é um sinal de saúde espiritual? Fizemos progressos nos últimos vinte anos? Ou é uma marca da falta de espiritualidade genuína e uma questão de preencher um vazio?

Chegou a hora de outra reforma? Para Calvino, foi a questão da adoração que exigiu a Reforma do século XVI. Ele disse: "Os principais rudimentos pelos quais estamos acostumados a treinar aqueles a quem desejamos ganhar como discípulos de Cristo, são aqueles, a saber, não para conformar qualquer nova adoração a Deus aleatoriamente para adaptar-se a si mesmo, e segundo o seu próprio prazer, mas para saber que a única adoração legítima é aquela que o próprio Deus aprovou desde o princípio." Em seu tratado intitulado Sobre a Necessidade de Reformar a Igreja, Calvino fala de “toda a substância do Cristianismo que é um conhecimento primário, do modo pelo qual Deus é devidamente adorado; e, em segundo lugar, da fonte da qual a salvação deve ser obtida.

O que é necessário para recuperar a verdadeira adoração bíblica? Existem algumas considerações básicas:

1) A verdadeira adoração é dirigida inteiramente a Deus

‘Adorar’ é um verbo transitivo. Exige um objeto. Todo mundo adora alguma coisa ou alguém. Todo mundo tem um altar e todo altar tem um trono. A questão é: quem está no trono? O que é mais elevado em nossas vidas? O que mais valorizamos? O objeto mais elevado deve ser o Deus trino. Chegamos a esse Deus e atribuímos Seu valor. Damos uma resposta a Deus e temos uma paixão por Deus. Ele deve ser o único objeto de nossa adoração (Êx 20:3).

O culto dos reformadores e dos puritanos não pode ser compreendido sem a elevada visão de Deus contida na Bíblia e em suas Confissões de Fé. A restrição que marcou a adoração puritana brotou diretamente de muita meditação humilde sobre a glória inexprimível do ser de Deus. Eles foram atraídos para deleitar-se neste Deus glorioso e Sua imagem foi refletida neles. O Dr. J.I. Packer faz uma comparação com eles e conosco: “A piedade experimental dos puritanos era natural e inconsciente porque era totalmente centrada em Deus, a nossa (tal como é) é muitas vezes artificial e arrogante, porque está tão amplamente preocupada com nós mesmos (Among God’s Giants, Eastbourne, 1991, p.283).

2) A verdadeira adoração é centrada no Senhor Jesus Cristo no céu

Para Calvino, os cristãos sobem ao céu enquanto adoram. A adoração atrai o cristão ao céu em comunhão com o Cristo ascendido. Nosso Mediador desceu na encarnação para nos elevar ao céu. Ele entrou “no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus” (Hb 9:24). Os crentes estão sentados com Cristo “nos lugares celestiais” (Ef 1:3). Eles estão unidos a Ele. Eles têm uma entrada no Santo dos Santos através dele e suas pessoas e ofertas são aceitas nele. Ele lidera o louvor de Seus irmãos porque “não se envergonha de chamá-los irmãos, dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação [Igreja]” (Hb 2:11-12).

Mas isso não é tudo. A Igreja que está nos céus também está na terra. Paulo escreve aos “santos que estão em Éfeso e aos fiéis em Cristo Jesus” (Ef 1:1). Eles têm dois locais. Eles são uma colônia do céu. Eles são o Corpo de Cristo na terra. A ligação entre o céu e a terra é Cristo habitando no crente e na Igreja pelo Espírito Santo. Como Calvino observa, o Cristo entronizado nos ajuda a ir para o céu quando Seu Espírito desce para capacitar a Palavra e os sacramentos da Igreja. “Tal é a fraqueza de nossas mentes que dificilmente nos elevamos à contemplação de sua glória nos céus.” Os cristãos hebreus ansiavam pelas glórias do antigo sistema levítico. Eles estavam se esquecendo da glória maior — a glória que envolve nosso Sumo Sacerdote no céu. Deus é a glória em nosso meio.

3) A verdadeira adoração depende da verdade inspirada pelo Espírito

Todos nós precisamos perguntar por que nossa adoração não é mais edificante e transformadora? A resposta de muitos é tentar tornar a adoração mais agradável aos sentidos. A tendência, mesmo entre algumas Igrejas Reformadas, é tornar os serviços mais amigáveis e, assim, ser um meio de ganhar convertidos. Mas a pergunta precisa ser feita: O que essas mudanças fizeram até agora para inspirar uma vida santa, para dar fome pela Palavra de Deus ou para deter o número decrescente nas igrejas?

A adoração expressa nossa teologia. W. Robert Godfrey diz que Calvino teria insistido que aqueles que pensam que podem preservar a teologia sistemática reformada enquanto abandonam uma teologia reformada de adoração estão errados. (The Worship of God, Mentor, Fearn, 2005, p.49). Os dois andam juntos. A salvação é toda de Deus e a adoração também é. A adoração reformada, como a doutrina reformada, é centrada em Deus e dirigida por Deus. O falecido Dr. William Young declarou: “A vontade do homem pode contribuir em nada mais para a adoração de Deus do que para o plano de salvação de Deus, e não é por acaso que a adoração da vontade e a rejeição da doutrina da salvação somente pela graça florescem juntas.” (Worship in the Presence of God, Greenville, 1992, p.80).

A verdadeira adoração pública a Deus é contra-cultural. Fazer com que as pessoas se sintam à vontade não é seu propósito. É para que possam sentir a presença do Deus vivo. O ensino de 1 Coríntios 14:23-25 é bastante esquecido hoje. O Espírito que inspirou a verdade é Aquele que pode tornar os meios de graça eficazes para os pecadores. Vale a pena ponderar as palavras proferidas por T. E. Peck em Columbia, Carolina do Sul, em 1884. Ele se refere àqueles que recorrem aos artifícios da sabedoria humana “em vez de se humilharem diante do Espírito Santo em fervorosa oração por sua vivificação, a única que pode tornar qualquer ordenança eficaz para a salvação... A verdadeira glória da adoração cristã consiste na presença e no poder do Espírito Santo e, sem o Espírito Santo, toda a nossa parafernália de ‘corredor comprido e abóbada com trastes’, de janelas pintadas e ‘luz religiosa turva’, de símbolos de cordeiro e pomba, de órgãos retumbantes e o que não são senão a parafernália de um cadáver deitado no túmulo. É uma vã tentativa de esconder a realidade da morte.” (Citado por Iain Murray em To Glorify and Enjoy God, Banner of Truth, 1994, p.191).

Que o Senhor intervenha em Sua misericórdia para reverter a tendência! Como Terry L. Johnson diz: “A maneira como adoramos hoje determinará a forma e a substância de nossa piedade nas gerações vindouras”.

 

Tradução livre do artigo publicado no site da Free Church of Scotland (Continuing). Versão original em inglês disponível aqui. Conheça também a Igreja Presbiteriana de Portugal clicando aqui.









598 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page