• Os Puritanos

O Filho de Davi » Joel Beeke



​​

A DOUTRINA DE CRISTO — O FILHO DE DAVI

Tanto o Antigo como o Novo Testamentos frequentemente se referem ao Filho de Davi (ver 2 Samuel 7:12; Mateus 22:41-46; Marcos 10:47). É claro que Davi tinha muitos filhos, mas apenas um deles, Salomão, o sucedeu no trono (1 Reis 1:32-34). Contudo, quando a Bíblia cita “o filho de Davi”, ela está frequentemente se referindo a alguém muito maior do que Salomão, ou do que qualquer outro descendente meramente humano de Davi. Colocando de forma simples, o termo “Filho de Davi” se tornou um termo para o Messias, que também possui outros títulos, tais como “Filho de Deus”, “Servo do Senhor”, e o “Ungido”. Nós sabemos, do Novo Testamento, que Cristo é o verdadeiro Filho de Davi (Mateus 1:1; Apocalipse 22:16).

Qual é o significado de Cristo ser o Filho de Davi? Em primeiro lugar, isto significa que Deus é fiel em Suas promessas. Deus prometeu que a semente de Davi, ou seja, a sua dinastia, seriam “firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre” (2 Samuel 7:16). Embora muitos dos descendentes de Davi, tais como Roboão, Asa, Ezequias, e Josias, sentaram no trono de Judá, depois do exílio na Babilônia nenhum dos descendentes físicos de Davi reinaram. Além disso, em Jesus Cristo, Deus foi fiel a Davi nesta promessa. Deus disse a Maria, a mãe de Jesus, se referindo ao Filho que iria nascer dela: “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim” (Lucas 1:32-33).

Em segundo lugar, isto significa que Cristo tomou para Si mesmo uma natureza humana, através da linhagem de Davi. Paulo chama a atenção para isto em Romanos 1:3, “com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi”. Cristo não veio apenas como Deus verdadeiro, mas também como homem verdadeiro. Ele estava contente em tomar para Si uma natureza humana, e especificamente uma da linhagem de Davi.

Em terceiro lugar, isto significa que Cristo foi como Davi, de várias formas, apesar de ser diferente dele em muitas outras. Filhos são frequentemente parecidos com seus pais, e a vida e o trabalho de Davi prefiguraram a vida e o ministério de Cristo, de algumas maneiras. Ambos foram perseguidos por seus inimigos. Ambos entregaram a si mesmos para o serviço de Deus. Ambos foram conhecidos por sua bondade para com as pessoas, tais como Mefibosete (2 Samuel 9), Bartimeu (Marcos 10:46-48), e a mulher cananeia (Mateus 15:22,28). É claro que Cristo foi diferente de Davi de muitas outras maneiras. Ele nunca pecou. Ele foi autorizado a construir o tempo do Senhor. O Seu reinado é para sempre. E a Sua morte foi meritória.

Em quarto lugar, isto significa que Cristo foi maior do que Davi. De acordo com o Salmo 110:1, Davi chamou o Seu próprio Filho de “Senhor” (cf. Mateus 22:45). Ele fez isto porque o Seu Filho era, na verdade e ao mesmo tempo, o Filho de Deus.

Em quinto lugar, isto significa que aqueles que estão enxertados em Cristo podem ser chamado de filhos de Deus. Se Cristo não tivesse se tornado o Filho de Davi, pecadores não poderiam ter sido salvos, e tampouco poderiam ter recebido o privilégio de chamarem a Deus de “Pai”, e de serem herdeiros de Deus juntos com Cristo, o grande Filho de Davi. O Salmo 89:26-36 concede o direito e o privilégio de adoção a todos aqueles que pertencem ao Filho de Davi. Isto é confirmado repetidamente no Novo Testamento (Romanos 8:15-17; Gálatas 4:6; 1 João 3:1-3).

Finalmente, isto significa que Cristo é o grande Noivo da Sua igreja e povo. Os cânticos de Salomão falam do relacionamento entre Cristo e Sua igreja, sob os nomes de Salomão, o filho de Davi, e Sulamita. Cristo é o definitivo Filho de Davi, que recebe a noiva para Si mesmo, cuida dela, a nutri e a sustém, e mostra para ela a Sua beleza e graça, para sempre.

_______________

​Vigésimo Quarto artigo da série "Grandes Doutrinas da Fé Cristã Reformada". Publicado com autorização

* The Reformation Heritage KJV Study Bible, Joel R. Beeke (editor geral), Reformation Heritage Books (RHB), Grand Rapids, Michigan, 2014, “List of In-Text Articles”. http://kjvstudybible.org

#JoelBeeke #TheReformationHeritageKJVStudyBible #FéReformada #DoutrinadeCristo #GrandesDoutrinasdaFéCristãReformada #FilhodeDavi

0 visualização

SOBRE OS PURITANOS

 

O Projeto Os Puritanos é um ministério sem fins lucrativos, nascido há mais de 25 anos e comprometido com as Escrituras Sagradas e com a exposição sistemática das verdades bíblicas conhecidas como a fé Reformada. O próprio nome "Os Puritanos" sinaliza claramente que nossa teologia tem sido e continua a ser conformada aos documentos teológicos conhecidos como a Confissão de Fé de Westminster e seus catecismos, em harmonia com os ricos tesouros dos credos e confissões da histórica tradição Reformada — as Três Formas de Unidade (Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg e os Cânones de Dort).

Mais sobre Os Puritanos
  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • YouTube App Icon
  • Google+ App Icon
  • Pinterest Basic Square
  • LinkedIn App Icon
  • RSS App Icon

Receba notificações de Os Puritanos em seu email

© 2014 by Os Puritanos